"Ontem, no Salão Nobre da Reitoria, especialistas nacionais e estrangeiros - incluindo representantes de prestigiadas corporações científicas mundiais na área das publicações - reuniram-se num evento designado "Dia do E-Book", apresentando as mais recentes novidades de um sector cujas possibilidades de crescimento parecem ilimitadas.
Futuro ainda distante para a maioria, os livros electrónicos já estão incorporados há muito no quotidiano da Universidade do Porto (UP), detentora da maior biblioteca virtual portuguesa, com 30 mil títulos técnico-científicos disponibilizados para a comunidade, através da Biblioteca Virtual da Universidade do Porto que organizou este evento.
No capítulo das pesquisas, o recurso ao suporte electrónico traz também um conjunto de mais-valias para as bibliotecas, já que, com a base de dados catalogada, os riscos anteriormente associados aos livros tradicionais - como os atrasos na devolução ou a possibilidade de extravio - deixam de fazer sentido.
A variedade de opções ao dispor dos utilizadores dos livros electrónicos foi também destacada pelos elementos pertencentes às publicações Oxford Press, Ebsco ou Elsevier, convictos de que a liberdade e facilidade de processos irão conquistar cada vez mais adeptos.
No mesmo dia em que debateu a já incontornável realidade dos e-books, a UP teve acesso a outra boa notícia Rui Pedro Amor, aluno do 4º ano de Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação daquela universidade, venceu o Prémio Mundial de Pesquisa em E-Books. O jovem destacou-se entre os 1700 alunos a concurso, oriundos de 46 países, ao apresentar uma pesquisa de informação técnico-científica no editor Knovel. O prémio, de 500 euros, é entregue hoje, às 11.30 horas, na biblioteca da Faculdade."
Sérgio Almeida
Fonte: Jornal de Notícias - 8-2-007
Cartaz do Dia do E-book (clicar para ampliar) [fonte]
"O Dia do E-book que decorreu ontem na Universidade do Porto (UP) expôs o sistema no sentido de transmitir mais conhecimento sobre as plataformas de acesso digital. A Biblioteca Virtual da Universidade do Porto congratula-se por ser das mais avançadas a nível nacional, neste aspecto. Elsevier, Ebsco, Oxford foram algumas das editoras e distribuidoras internacionais presentes ontem no fórum, que a reitoria da Universidade do Porto (UP) acolheu sobre o sistema «E-Book». Clara Macedo, directora da Biblioteca Virtual da UP e promotora da iniciativa, admitiu que “já não faz sentido livros de referência em papel, há o reforço do digital”. A directora reiterou que “há muito pouco feito a nível de bibliotecas universitárias”, mostrando-se satisfeita “pela biblioteca virtual da UP liderar este espaço [«E-Book»] de discussão”. Os objectivos, segundo Clara Macedo, foram atingidos. “O que queria que acontecesse, aconteceu”, disse, afirmando que os editores “descarregaram a informação necessária para conhecer as diferentes plataformas de acesso aos livros online”. “A partir de agora vamos fazer testes, que os editores ofereceram para testarmos as plataformas e saber onde estão os livros e que servidor usar”, relatou ainda. Nas palavras de Clara Macedo, o sistema «E-Book» é um alicerce fundamental para a leitura e acesso aos livros de investigação e científicos. “Como estes livros estão sempre a desactualizar, o «E-Book» compensa”, referiu. A directora ficou entusiasmada pela adesão que o evento obteve, embora “sem alunos presentes, apenas professores e profissionais ligados às bibliotecas”. Por seu turno, Teresa Ramos, de 32 anos, funcionária da UP, defendeu que a jornada serviu “para divulgar o produto do «E-Book»”. “Como estou ligada à biblioteca, sou também utilizadora”, avançou, acrescentando que aquele sistema “permite um acesso imediato a qualquer hora do dia e sem restrinção do tempo”. “Só vantagens”, observou. A funcionária assistiu aos discursos produzidos pelas editoras estrangeiras, classificando-os de “positivos” para informar sobre “métodos de utilização”. Joana Soares
Fonte: O Primeiro de Janeiro -8-2-007Etiquetas: Bibliotecas Digitais e Virtuais, Bibliotecas Universitárias, Informática Internet e Bibliotecas, Livros e Leitura |